"O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente."
(Mário Quintana)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AJUDE com INFORMAÇÕES

Você sabe onde encontrar materiais gratuitos na internet sobre autismo ou com um valor bacana? Informe aqui... Nós todos agradecemos!!!!

LIVROS... Um tesouro!

Ok, ok... Eu sei que material sobre autismo é caro, nem sempre é fácil encontrar... então salve a INTERNET!!!
Não faz muito tempo, que foi uma luta para que eu encontrasse alguns livros que hoje estão disponíveis gratuitamente na NET!!!! Aproveitem!!!!!


Vamos lá!!!!

Autismo Guia Prático

http://linklivros.blogspot.com/2011/04/autismo-livros-e-cartilhas-sobre.html - Olhem esse site!!!!! Excelentes livros!!! Vale a pena gente....

Beijos a todos


LIVRO AUTISMO - ANA MARIA.pdf - 4shared.com - document sharing - download - LIVRO AUTISMO - ANA MARIA.pdf

LIVRO AUTISMO - ANA MARIA.pdf - 4shared.com - document sharing - download - <a href="http://www.4shared.com/document/-R7tvQND/LIVRO_AUTISMO_-_ANA_MARIA.html" target="_blank">LIVRO AUTISMO - ANA MARIA.pdf</a>

sábado, 24 de setembro de 2011

INCLUSÃO

Sou totalmente a favor da inclusão. Vejo casos de autistas que nunca saem de casa. NUNCA MESMO... Acredito que a inclusão começa em casa.
Vivemos em um mundo cada vez mais perdido no que diz respeito ao RESPEITO, ao CARÁTER, ao AMOR, a TOLERÂNCIA. Parece normal que as mulheres saiam de casa numa noite e sejam chamadas de "cachorras" e cantem "quero te dar" e ao mesmo tempo eu ouço várias reclamando que não são valorizadas e se sentem mal com isso. Escuto homens falando que as mulheres só querem o dinheiro deles, mas saem por aí cantando "hoje eu vou trair a minha namora", "vou largar minha casa e viver num cabaré" - nem sei se a letra é assim mesmo, mas quer dizer algo desse tipo... E a sociedade?

A sociedade trata isso de uma forma absolutamente normal.

Uma criança de 10 anos atira na professora e depois se mata...

O dono de um Colégio renomado aborda a humildade com fotos chocantes e em seu twitter escreve "Eu sou o rei do ... (nome do colégio).

E me parece surreal que as pessoas achem graça ou estranho o comportamento de um autista. Eu venho pensando o quanto os autistas são especiais e estranhos somos nós.

Eu considero evidente que em uma escola que uma criança de 10 anos entra com a arma do pai e atira na professora e depois se mata, seja um lugar impossível de haver alguma espécie de inclusão. Nós "normais" nos excluímos. Seja diferente e você será comentário, seja você mesmo e será chamado de louco... Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!

Hoje eu converso com pais donos da verdade, julgam e comentam a vida alheia no momento que o próprio filho está trancado no quarto cheirando cocaína e nem os pais, nem os irmãos percebem nenhuma diferença e nem mesmo a entrega em domicílio!
Julgam o comportamento alheio, chamam os outros de malucos e não conseguem a nenhum momento olhar  para dentro de si, para dentro de casa, para a vida dos filhos, para a própria consciência e notar o quanto permitem absurdos e se permitem a cegueira do que há dentro de casa.

Não sou mãe, sou Pedagoga, mas eu acredito que o NÃO é tão educativo quanto ou mais, em alguns momentos, que o SIM, cito Vladimir Maiakóvski: Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor. 

Se não somos capazes de ter parceria uns com os outros nos julgando "normais", imagina com um autista?

Acredito mais e mais, a cada dia, que não são eles (nossos autistas) que 

precisam de terapias e tratamentos pedagógicos para "vislumbrar" o nosso 

mundo, mas que nós precisamos começar, engatinhando, para ter o prazer da 

inclusão de um autista em nossas vidas.



E se ao ler isso e assistir algum vídeo sobre autismo você falar: "Imagino 

como eles se sentem!" - Retire imediatamente sua fala e reconstrua o seu 

pensamento, acredite: Você não sabe!








NADA SUBSTITUI O CONHECIMENTO!


Amigos e amigas estou montando uma biblioteca popular aqui no bairro que não
 tem absolutamente nada de útil para as crianças e adolescentes e por se tratar
 de um bairro humilde, onde nem todos podem comprar livros com facilidade e
ter acesso à internet, gostaria de fazer um apelo: 

SE VOCÊ TEM OU CONHECE QUEM TENHA LIVROS QUE NÃO UTILIZA E PODE OU GOSTARIA DE FAZER A DOAÇÃO, eu agradeço imensamente. Um grande beijo e ótimo findi para todos.